SERVIÇOS
Conheça os tratamentos e exames específicos para os distúrbios do sono como o ronco, a apneia e a insônia disponíveis na Sonhar Clínica do Sono e Otorrinoclínica para Divinópolis e toda região Centro-Oeste de Minas Gerais.
Neste exame, o médico tem condições de avaliar as pregas vocais, contribuindo para o diagnóstico de problemas de voz e outras lesões ou distúrbios da laringe. Também é utilizado para o diagnóstico de refluxo.
Neste exame, um equipamento com fibra ótica possibilita a avaliação das cavidades nasais e da faringe, sendo muito utilizado para diagnóstico de infecções e formação anatômica das vias aéreas superiores, identificando pontos de obstrução que podem provocar apneia do sono, além de contribuir no diagnóstico de infecções, adenoides, desvio de septo e hiperplasia de amígdala.
A polissonografia (PSG) é o principal exame que se tem hoje para avaliação e diagnóstico de distúrbios do sono. Neste exame, enquanto o paciente dorme são avaliados vários fatores, como as atividades cerebrais, os movimentos dos olhos e da face, respiração, funcionamento cardíaco, movimentos do corpo, entre outras funções. O exame permite que o médico tenha informações muito claras sobre cada fase do sono, auxiliando nos diagnósticos.
São conhecidas principalmente por sua importância na triagem auditiva neonatal sendo peça fundamental atualmente na detecção de perda auditiva precoce na infância. Além desta indicação, são consideradas essenciais na avaliação de pacientes com zumbido, ototoxicidade (lesão auditiva provocada por medicamentos) e perdas auditivas induzidas por ruído uma vez que detectam alterações nos ouvidos antes da audiometria. O teste é rápido (poucos minutos), indolor, não necessita de preparo especial e nem jejum para sua realização.
Realizado tanto em adultos como em crianças maiores, é um exame essencial na avaliação das perdas auditivas .É feito dentro de uma cabine isolada acusticamente para que não haja interferência de ruidos externos, não exige nenhum tipo de preparo e é totalmente indolor. Considerado essencial na avaliação de perdas auditivas, zumbidos, tonturas e outros distúrbios otológicos, faz parte da ferramenta básica de avaliação audiológica junto com a impedanciometria.
Realizada com a fibra ótica flexível, permite a avaliação das fases da deglutição humana assim como a possível presença de penetração ou aspiração laríngeas. Não necessita de nenhum preparo especial e o paciente é avaliado ingerindo alimentos de diferentes consistências. Utiliza-se, no caso especial desse exame, água, iogurte natural espesso e bolacha água e sal para avaliação da dificuldade de digerir esses alimentos.
A cirurgia é tem como objetivo a recuperação da integridade da membrana timpânica e exploração da orelha média, principalmente em função de perfurações do tímpano.
Avaliação auditiva indicada em crianças menores que 6 meses. É realizada por audiologista treinada através do uso de instrumentos musicais e que auxiliam na detecção de perda auditiva nessa faixa etária . O exame é tranquilo, demora em torno de 15 minutos e não necessita de nenhum tipo especial de preparo.
Exame que complementa a audiometria permitindo um estudo detalhado da mobilidade e integridade da membrana timpânica e ossículos do ouvido assim como do reflexo estapediano (músculo do ouvido médio). Também não exige nenhum preparo especial e não causa dor. Em crianças pequenas, a realização do exame é feita em sono natural. Muito importante no diagnóstico de otite média secretora que comprovadamente é a principal causa de perda auditiva em crianças.
A uvulopalatofaringoplastia é uma cirurgia realizada para o tratamento do ronco e da apneia do sono. Nela são retirados os tecidos que obstruem a passagem do ar, como: as amígdalas, o palato mole, a úvula e a faringe.
É a cirurgia de remoção de adenóides, que ficam localizadas na rinofaringe, região denominada cavum. Este procedimento pode ser associado a amigdalectomia em alguns casos.
Amigdalectomia consiste na remoção das tonsilas palatinas também conhecidas como amígdalas, que são massas de tecido linfoide localizadas lateralmente na orofaringe. É a cirurgia mais comumente realizada na faixa etária pediátrica.
A timpanotomia é realizada para equilibrar as pressões interna e externa da orelha, através do implante de um tubo de ventilação que proporciona melhora na audição.
Entre em contato com a Sonhar Clínica do Sono e Otorrinoclínica ou agende a sua consulta pelos telefones: (37) 3212-6960 ou (37) 3071-4809.